Na última quarta-feira (04/08/2021) o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) recebeu das mãos do Vereador Rafael Amorim uma moção de aplausos, de sua autoria, como forma singela de homenagear a instituição pelos estudos e trabalhos desenvolvidos durante a pandemia para o município e seus 27 anos de história.

A Moção de Aplausos é uma forma de reconhecimento por relevantes trabalhos prestados ao município. Acompanhado de seu assessor responsável pela área ambiental, Biólogo e discente de pós graduação da instituição, Luan Campos, ambos ressaltaram a importância desse encontro com o Diretor Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca e o Vice Prof. Dr. Francisco Esteves.

O vereador Rafael Amorim disse: “Convido a todos para conhecerem o NUPEM assim como eu tenho conhecido nestes 8 meses como Vereador. Estou muito feliz de poder conceder essa singela homenagem em forma de moção pelo trabalho prestado durante a pandemia e por toda a história dessa instituição para o nosso município nesses seus 27 anos de perseverança através da figura do Prof. Dr. Francisco Esteves. É importante pensar Macaé além do petróleo, para que possamos cuidar de onde vivemos, somos uma espécie entre inúmeras, centenas e milhares de outras. Nosso compromisso é pela conservação desse grande ambiente em que vivemos, garantindo o respeito e a sobrevivência de todas as espécies. Nesse encontro dialogamos sobre o presente e o futuro de nosso município, algo muito importante para o presente e os próximos anos. Contem com nosso mandato no Legislativo e viva a ciência”.

Assessor responsável pela área ambiental do mandato e discente de Pós-graduação da instituição, o Biólogo Luan Campos comentou: “Fico feliz por fomentar, através do mandato que participo, essa moção. Aqui me graduei, pesquiso e minha vida se transformou. Essa homenagem representa, formalmente, o agradecimento de todos nós pelo que essa instituição tem realizado no combate a pandemia em Macaé, através dos estudos do COVID-19, fornecendo diretrizes ao Poder Público. Ressaltamos a importância do NUPEM/UFRJ para a história de Macaé nas últimas décadas, e temos o compromisso de continuar apoiando essa casa do conhecimento, que o Vereador Rafael Amorim abraça. Através da Vigilância Genômica e de tantas outras proposições das áreas de saúde e ambiente, estamos comprometidos ao lado da ciência. É possível continuarmos nessa potência de progresso e desenvolvimento como Capital Nacional do Petróleo, sem dúvidas, mas também podemos ser a Capital Nacional do Meio Ambiente, tamanhas riquezas naturais que temos e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ. É preciso pensar no desenvolvimento socioambiental como um todo e na Macaé do futuro através de ações de embasamento científico”.

O Diretor do NUPEM/UFRJ Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca destacou: “Todo esforço dos professores, técnicos-administrativos, alunos e voluntários que atuaram e vem atuando nos projetos de pesquisa da COVID-19 com grande interesse da população do Norte Fluminense. Certamente todas as horas trabalhadas, todas as descobertas científicas e testes realizados acabaram contribuindo para que Macaé fosse um dos municípios com maior conhecimento epidemiológico da pandemia no Estado. Agradeço ao vereador Rafael por este reconhecimento e reitero que o nosso Instituto continua de portas abertas para toda a população de Macaé e suas demandas”.

final mocao imagem rodrigo whatsapp 732x1024

UFRJ Programa Multicêntrico de Pós em Ciências Fisiológicas - NUPEM/UFRJ