Estão abertas as inscrições para seleção de 10 estudantes de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para participarem do curso “One Health perspective, a key for a sustainable future”.

Esse curso, que acontecerá na cidade de Stavanger, Noruega, entre 13 e 18 de junho de 2022, é uma das principais atividades previstas no projeto “NorBra 2025: One Health perspective, a key for a sustainable future”, uma parceria que inclui pesquisadores da Universidade de Stavanger (UiS), do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), da Fiocruz e de outras instituições parceiras na Noruega e Estados Unidos. O projeto é totalmente financiado pelo governo da Noruega através do Programa UTFORSK.

Os estudantes selecionados terão todas as suas despesas de translado, estadia e alimentação cobertas durante o período do curso. Professores das nações e instituições participantes, das mais diversas áreas do conhecimento, organizarão as aulas em um ambiente multidisciplinar e integrador. O objetivo do curso é fornecer às novas gerações de estudantes ferramentas e conhecimentos interdisciplinares para enfrentar os desafios da promoção da saúde humana em um contexto ecossistêmico, integrado à saúde ambiental.

Interessados devem enviar ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., impreterivelmente até 6 de abril de 2022, os seguintes documentos:

1) uma carta de interesse de no máximo uma página, em inglês

2) uma carta de referência do orientador de no máximo uma página, também em inglês

3) o currículo lattes atualizado, em pdf

Atenção: as aulas serão totalmente ministradas em inglês. Habilidades de comunicação e escrita em inglês são, portanto, obrigatórias para todos os participantes do curso. A Comissão de Seleção poderá, em qualquer momento, agendar entrevistas ao longo do processo seletivo para avaliar as informações apresentadas no ato da inscrição, aspectos específicos da formação dos estudantes e perspectivas de atuação futura, e as habilidades de comunicação em inglês.

Os selecionados também devem se comprometer a ter seus passaportes regularizados e dentro do prazo de validade até o final de abril de 2022.

Nessa primeira etapa de seleção, serão priorizados estudantes dos cursos de Pós-graduação do NUPEM/UFRJ e do IOC/Fiocruz, mas estudantes de pós-graduação de outras unidades da UFRJ também estão convidados a se inscreverem.

Informações adicionais podem ser encontradas nos “sites” das instituições participantes, principalmente em:

University of Stavanger (UiS): https://www.uis.no/en

NUPEM/UFRJ: https://nupem.ufrj.br/