Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

CintiaMonteiro

Cintia Monteiro de Barros

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), graduação em Farmácia pela Universidade do Grande Rio (2008), doutorado em Ciências Morfológicas pela UFRJ e Pós-doutorado no Laboratório de Neuro-histologia e Ultraestrutura da UFRJ. Atualmente, é professora Associada do NUPEM/ UFRJ Campus Macaé. Foi Diretora Adjunta de Pesquisa do NUPEM/UFRJ (2013-2014) e vice-coordenadora local do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas - PPGMCF (2018-2020). É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Diretora Adjunta de Pesquisa do NUPEM e Coordenadora Regional do PPGMCF (2020- atual) do Instituto NUPEM/UFRJ). Desenvolve pesquisa no Laboratório Integrado de Biociências Translacionas NUPEM/UFRJ. Tem experiência na área de Morfologia do sistema nervoso central, células sanguineas de invertebrados e bioquímica de glicosaminoglicanos nas temáticas relacionadas ao sistema nervoso, imunológico e suas inter-relações. Atuando nos seguintes temas: aspectos comparados do sistema imunológico de invertebrados, regulação neuro-imunológica, regeneração do sistema nervoso central, bioindicadores marinhos de poluição ambiental e o papel dos glicosaminoglicanos na neurorregeneração e neuroproteção. Orientador de Mestrado e Doutorado.

Possui bolsa de produtividade em pesquisa pela FAPERJ no programa Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro.

Linha de pesquisa no PMPG-CF: Neuroimunoendocrinologia e Fisioecologia de animais aquáticos e terrestres.

Contato: cintiabarrosmacaearrobagmail.com

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2817409433678446

 

Eldo Campos

Eldo Campos

Eldo Campos é Professor / Pesquisador do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Campus Macaé e membro do Laboratório Integrado de Bioquímica - Hatisaburo Masuda. Bacharel em Ciências Biológicas (2004), Mestrado (2005) e Doutorado em Biociências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008) com período Sanduíche (2007) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelo programa PROCAD-CAPES. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ no período 2015-2018. Tem oito orientações completas de mestrado no programa de pós-graduação stricto sensu do Campus Macaé PPGPRODBIO (Produtos Bioativos e Biociências) na linha de pesquisa Bioenergética mitocondrial e metabolismo de artrópodes vetores. Atua na Pesquisa, Ensino e Extensão na UFRJ / Campus Macaé.

Linha de pesquisa do PMPG-CF: Sinalização intracelular.

Contato: eldocamposarrobayahoo.com.br

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8655706520516310

 

Flavia Mury

Dra. Flávia Borges Mury
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Mestrado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Possui doutorado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Biociências e Biotecnologia, com ênfase em Biologia Celular e Pós-doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé. Tem experiência na área de Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: hemozoína, membranas perimicrovilares, detoxificação, sistema imunológico, Rhodnius prolixus e Aedes aegypti. Atuo em duas linhas de pesquisa, inicialmente focamos no estudo comparativo entre hemípteros hematófagos e não hematófagos na tentativa de encontrar moléculas que possam servir de base para explicar a adaptação à hematofagia nos vetores de Doença de Chagas. Adicionalmente, buscamos avaliar a resposta imune frente a infecção por fungo entomopatogênico em Aedes aegypti e Rhodnius prolixus.
 
Linha de Pesquisa: Fisioecologia de animais aquáticos e terretres.

Contato:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/7900991339332866

 

FILIPE

Filipe Braga dos Santos

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutor em Medicina (Neurologia - ênfase Neurociências) pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é Professor Adjunto C1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé (Fisiologia). Tem experiência na área de Neurociência Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e busca visual em pacientes com esquizofrenia (movimento ocular e eletroencefalograma) e Avaliação Psicofisiológica de Advertências Nutricionais e Sanitárias para Produtos Alimentícios Ultraprocessados.

Linha de pesquisa do PMPG-CF: Neurofisiologia e comportamento.

Contato: filipebraga82arrobayahoo.com.br

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1857801023935150

 

Helene

Helene Nara Henriques Blanc

Professora Adjunta I da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé das disciplinas de Patologia Geral e Citopatologia Clínica. Desenvolve linhas de pesquisa nas áreas de Patologia Experimental (fisiopatologia do trato genital de murinos) e Maternidade, parto e amamentação. Embaixadora do Movimento Parent in Science. Orientadora credenciada no Programa multicêntrico de Pós-Graduação em Fisiologia - Campus UFRJ-Macaé e Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (Nupem - UFRJ) . Doutora em Patologia Geral pela Universidade Federal Fluminense (2013) e mestre em Patologia Investigativa pela mesma Universidade (2010). Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal Fluminense (2008) e em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF - CEDERJ). Mãe de um filho, esteve em licença maternidade em 2016.

Linha de pesquisa do PMPG-CF: Fisiologia dos hormônios gonadais.

Contato: helenenaraarrobahotmail.com

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7109489856293054

 

Henrique Rocha Mendonça

 Dr. Henrique Rocha Mendonça 

Cursei a graduação em biomedicina na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde graduei em 2007 defendendo minha monografia sobre uma comparação dos métodos de Western blot e imunofluorescência indireta para o diagnostico de HIV no soro de pacientes. Posteriormente, cursei o mestrado em neuroimunologia na UFF, onde estudei o papel da proteína GAP-43 na plasticidade neural induzida por enucleação monocular, no qual me formei em 2009. Em 2013, finalizei meu doutorado em Neurociências pela UFF, com período sanduiche na Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos. No doutorado, estudei o papel do oxido nítrico e de receptores metabotrópicos de glutamato no desenvolvimento do sistema visual e na plasticidade induzida após lesões. Em agosto de 2013, fui aprovado em concurso publico para professor substituto de Embriologia/Histologia na UFRJ-Macaé, onde lecionei até dezembro de 2014. Em Julho de 2014, iniciei o Pós doutorado na UFRJ, no laboratório de Neurodegeneração e Reparo, sob supervisão da Professora Dra. Ana Maria Blanco Martinez. No Pós-Doutorado investiguei a regeneração no Sistema Nervoso Central após lesão do nervo óptico de camundongos. Desde Dezembro de 2015, sou professor adjunto de Histologia/Embriologia na UFRJ-Macaé, onde realizo pesquisa na área de neuroplasticidade induzida por malformações e atividade epileptiforme no sistema visual. Ademais, sou vice-coordenador do projeto de extensão Circuito Neural de Cinema, onde se insere a Liga Acadêmica de Neurociências da UFRJ Macaé, a qual coordeno.

Linha de Pesquisa: Neurofisiologia e comportamento. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5626482657911002

 

ISABELA VILLARINHO DE PAULA LOBO

Dra. Isabela Vilarinho de Paula Lobo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde realizou também mestrado e doutorado na área de Neurologia/Neurociências. É atualmente professora adjunta do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (UFRJ). Realiza pesquisas na área de neurobiologia humana, com ênfase em neurofisiologia do comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: neurofisiologia da emoção (sistemas motivacionais apetitivos e defensivos), atenção, memória, controle motor e integração sensório-motora, neurobiologia do medo e do estresse, eletroencefalografia (potenciais relacionados a eventos-ERPs), tempo de reação manual, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Linha de Pesquisa: Neurofisiologia e comportamento.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9158363161804047

 

jackson de souza menezes

Jackson de Souza Menezes

Professor Associado II de Fisiologia Humana e Fisiologia de Órgãos e Sistemas com ênfase em Fisiologia Renal.
Coordenador do Laboratório Integrado de Ciências Morfofuncionais - NUPEM - UFRJ / Campus Macaé.
Bolsista de Produtividade - Programa Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
Orientador de Mestrado e Doutorado.
Graduação: Ciências Biológicas - Modalidade Médica - UFRJ (2002)
Doutorado: Ciências Biológicas - Fisiologia - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCf) da UFRJ (03/2014 à 12/2007)
Doutorado Sanduíche: Department of Physiology-The Johns Hopkins School of Medicine-Baltimore/MD-USA (01/2004 à 05/2006)
Pós-Doutorado: Ciências Biológicas - Fisiologia - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCf) da UFRJ (01/2018 à 07/2008).
Desde 2008 é professor da UFRJ/Campus Macaé no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM).
Coordena projetos de pesquisa científica nas seguintes áreas:
A) Fisiologia Renal: 1) modulação de transportadores renais por hormônios, 2) terapia celular em modelos animais de insuficiência renal, 3) bioengenharia renal, 4) função renal em roedores silvestres (Cerradomys goytaca), 5) adaptações da função renal em atletas,6) mecanismos celulares e moleculares envolvidos com a gênese da proteinúria e 7) efeitos de cianotoxinas na função renal. 
B) Fisiologia de peixes: 1) adaptação a salinidade
C) Biologia do desenvolvimento.
Na graduação atua em disciplinas de fisiologia para os cursos de Biologia e Medicina.
Na pós-graduação atua como docente permanente no Programa Multicêntrico Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e colaborador nos Programas de Pós-Graduação em Produtos Bio-Ativos e Biociências (UFRJ-Campus Macaé) e Ciências Biológicas-Fisiologia (IBCCf-UFRJ).
Na extensão atua em projetos de formação continuada de professores da rede básica de ensino.

Possui bolsa de produtividade em pesquisa pela FAPERJ no programa Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro.

Linha de pesquisa do PMPG-CF: Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e Fisioecologia de animais aquáticos e terrestres.

Contato: jacksonmenezesarrobagmail.com

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1039954814307345

 

KELSE

Kelse Tibau de Albuquerque

Professora Associada III da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé. Atua na área de Nutrição Básica. Bolsista FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE (2015-2018). Responsável pelo Laboratório de Nutrição Experimental (LABNEX) e Biotério. Orientadora plena no Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - UFRJ-Macaé/NUPEM. Orientadora de doutorado e mestrado. Desenvolve linha de pesquisa em modelo animal e em humanos, especificamente obesos graves e pós-bariátricos. Investiga a interferência de fatores nutricionais e comportamento alimentar/psicoemocional no perfil fisiometabólico e regulação do circuito obesogênico. Responsável por projetos contemplados no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação da CAPES, com bolsas de Mestrado e Doutorado. Coordena grupo de pesquisa em endocrinologia, metabologia e clinica na obesidade - EMECO. Coordenadora do Projeto Extensão "A extensão como ferramenta de popularização do universo da pesquisa experimental". Doutora em Ciências (UNIFESP), Mestre em Nutrição Humana (UFRJ), Nutricionista e Especialista em Dietoterapia (UFF). Membro do Conselho Deliberativo na qualidade de representante da categoria docentes Associados. Vice-coordenadora (2009-2011) e Coordenadora (2012-2014) do Curso de Nutrição.

Linha de pesquisa do PMPG-CF: Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e Fisioecologia de animais aquáticos e terrestres.

Contato: ktibauarrobayahoo.com.br

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9165447377966536

 

Manuela Leal da Silva

Manuela Leal da Silva

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Química - Química Medicinal pelo Instituto Militar de Engenharia (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência nas áreas de Biologia e Química Computacional, Genômica Estrutural, Bioinformática, Modelagem Molecular, Bioquímica e Química Medicinal. Realizou estágio de pós-doutoramento na École Normale Supérièure de Cachan junto ao Laboratoire de Biologie et Pharmacologie Appliquée (LBPA) (França) e estágios de pós-doutoramento junto ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ e ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Atuou como pesquisadora do Inmetro, desenvolvendo aplicativos de bioinformática para análise e anotação de proteínas em larga escala e utilizando métodos de Bioinformática e Modelagem Molecular em pesquisas nas áreas de Química Medicinal e Biotecnologia. Atuou como Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Inmetro (PPGBiotec), Docente do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFRJ (PMPGCF) e Docente do Programa de Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCS/IOC/Fiocruz).

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3094446634314333

 

Natalia Feitosa 1

Dra. Natalia Martins Feitosa

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Biotecnologia Molecular pela Universidade de Bonn, Alemanha (2006) e fez o doutorado em Biologia do Desenvolvimento pela Universidade de Colonia, Alemanha (2011) desenvolvendo o projeto de doenças de pele durante o desenvolvimento embrionário causadas por mutações em genes da matriz extracelular, tendo sido financiada pelo Center for Molecular Medicine Cologne - CMMC (Centro para Medicina Molecular de Colônia) e a Universitätsklinikum Köln (Clínica da Universidade de Colônia). Foi pós-doutora na Universidade Federal do Rio de Janeiro em um projeto de colaboração entre Instituto de Ciências Biomédicas ICB/UFRJ e o Núcleo de Pesquisa e Ciências Sócio-Ambientais NUPEM/UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta de Embriologia da UFRJ/Macaé. Tem experiência na área de Biologia do Desenvolvimento, Ecotoxicologia e diagnóstico de COVID-19 por RT-PCR

Linha de Pesquisa: Fisioecologia de animais aquáticos e terretres.

Contato:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/0947218221579614

 

Rodrigo Nunes da Fonseca

Rodrigo Nunes da Fonseca

Rodrigo Nunes da Fonseca é Professor/Pesquisador e Diretor (2014-atual) do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021). É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2019-2022) e bolsista de produtividade Nivel 2 no CNPq - Comite Genética(2014-). Doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) na Universidade de Colônia, Alemanha. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados com mais de 2000 citacoes (Google Scholar-Fator H=16). Tem dez orientações completas e orienta oito alunos de mestrado e doutorado como membro permanente dos dois programas de pós-graduação stricto sensu da UFRJ-Campus Macaé PPG-CiAC (Ciências Ambientais e Conservação), PPG-PGCF (Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas) e do Programa de Excelência da UFRJ-Sede PPG-PCM (Programa de Ciências Morfológicas). Atua como revisor de diversos periódicos internacionais (NAR, Frontiers in Genetics, Dev. Gen Evol, Dev. Biol, FEBS J, Plos One, Gene, dentre outros) particularmente na genética evolutiva do desenvolvimento de artrópodes. Possui colaborações com pesquisadores da Alemanha, Inglaterra, Noruega, Holanda e Estados Unidos particularmente com especialistas em estudos de Evo-Devo de invertebrados, sendo um dos entusiastas da área no Brasil (http://evodevobr.wordpress.com/).

Possui bolsa de produtividade em pesquisa pela FAPERJ no programa Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro e pelo CNPq (PQ2).

Linha de pesquisa do PMPG-CF: Sinalização intracelular.

Contato: rodrigo.nunes.da.fonsecaarrobagmail.com

Link CV Latter: http://lattes.cnpq.br/5456237658132719

 

foto Tais

Taís Fontoura de Almeida

Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Patologia pela Universidade Federal da Bahia. Realizou pós-doutorados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Université de Rennes I. Professora Adjunta II de Histologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé. Atualmente, coordena o LAFISP (Laboratório de Fisiopatologia) e é credenciada no Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - NUPEM/UFRJ. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Patologia e Biologia Celular, atuando nos seguintes temas: reparo tecidual cutâneo, inflamação, leishmaniose e interação parasito-hospedeiro. Fundadora do GERMINAR - Grupo de Estudos sobre Reprodução e Nascimento. Mãe de Lila e de Aila, com períodos de licença maternidade em 2013-2014 e 2015-2016. Atua na linha de pesquisa "Direitos sexuais e reprodutivos na atenção ao parto e nascimento" e é embaixadora do programa PARENT IN SCIENCE.

Linha de pesquisa do PMPG-CF: Mecanismos imunofarmacológicos na inflamação e regeneração tecidual.

Contato: taisfaarrobahotmail.com

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4888202530912343

 Maiores informações: http://www.sbfis.org.br/programa-multicentrico/

UFRJ Programa Multicêntrico de Pós em Ciências Fisiológicas - NUPEM/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ